O senador Vital do Rego Filho (PMDB) levantou um tema neste domingo (11), em conversa através do seu micorblog, que é motivo de preocupação dos paraibanos.
O fim da “Operação Manzuá”, que ao longo de três décadas se notabilizou por inibir a entrada e saída de bandidos de outros estados vizinhos da Paraíba, a exemplo de Pernambuco e Rio Grande do Norte.
Os postos foram instalados em pontos estratégicos ao longo das rodovias federal e estadual paraibanas. A operação fixa foi criada durante o governo do saudoso Tarcísio de Miranda Burity.
Pois bem, o governador Ricardo Coutinho desativou a “Operação Manzuá”. Ela já não existe mais e as estradas estão livres para os bandidos de outros estados atuarem, sem que sejam inibidos na entrada em território paraibano.
Sobre a desativação do equipamento de segurança, Vitalzinho não contou conversa e soltou a língua – digo os dedos em seu microblog:
“Esta é mais uma ação desde ‘desgoverno’ que se instalou na Paraíba e que não traz benefício para a população paraibana”, lamentou o parlamentar.
Vejam mais tuitadas do senador:
“Eu quero aproveitar este espaço, neste domingo, para lamentar mais uma ação negativa do Governo do Estado: a desativação da Operação Manzuá…”.
“… É certo que a Operação Manzuá tinha problemas estruturais, mas a ação também intimidava os bandidos, tinha a sua eficácia…”.
“… A Manzuá foi implantada pelo Governo do Estado, durante a gestão do ex-governador Tarcísio de Miranda Burity…”.
“… De cara, a Paraíba apresentou uma queda significativa nos índices de criminalidade, depois que a Operação Manzuá passou a funcionar…”.
“… Porém, com o passar dos anos a Operação Manzuá enfrentou problemas estruturais, mas, mesmo assim, matinha a sua eficácia…”.
“… O fato de existir barreiras policiais nas entradas e saídas das cidades fazia com que os bandidos pensassem 2 (duas) vezes antes de cometer crimes…”.
“… A Operação Manzuá não deveria ter sido desativada, mas, sim, vista com mais atenção pelo atual Governo…”.
“… Deveria, o governo, tentar reestruturar a Operação Manzuá, a partir de melhorias salariais e de estrutura de trabalhos para os policiais…”.
“… Esta é mais uma ação deste ‘desgoverno’ que se instalou na Paraíba e que não traz benefício para a população paraibana”.
De fato, a “Operação Manzuá” tinha essa função inibidora da ação dos bandidos.