Governador inaugura I Distrito Integrado no bairro São José

Publicidade

""O governador Ricardo Coutinho inaugura, nesta quinta-feira (2), às 11h, o I Distrito Integrado de Segurança Pública da Paraíba (Disp). A unidade foi instalada na rua Manoel Arruda Cavalcanti, nº 528, em Manaíra, e vai atender à população de outros bairros adjacentes, a exemplo do Bessa, Jardim Oceania, Jardim Aeroclube e São José. A inauguração do primeiro Distrito marca o início do processo de implantação do Projeto de Compatibilização de Áreas Integradas de Segurança Pública, implementado pela Secretaria de Segurança e Defesa Social.

O projeto representa um dos pilares da atual gestão, que tem como foco a redução dos Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI) e os Crimes Violentos Patrimoniais (CVP). A medida vai redimensionar as áreas de atuação das polícias e Corpo de Bombeiros, tornando compatíveis as circunscrições das polícias Civil e Militar.

Continua depois da Publicidade

O I Disp pertence à I Área Integrada de Segurança Pública (Aisp), ou seja, a primeira área geográfica estabelecida pela compatibilização, que corresponde à Zona Norte da Capital. Isso vai permitir o melhor monitoramento das ações, integração entre as polícias e atribuir responsabilidade territorial aos gestores de segurança. O projeto prevê a criação de outros 66 distritos integrados em todo o Estado.

No prédio do I Disp, funcionará uma unidade da Polícia Civil, com uma Central de Flagrantes, e uma da Polícia Militar. A Unidade de Polícia Solidária (UPS), do São José, também está subordinada ao I Disp. O atendimento funcionará durante 24 horas.

A implantação do Distrito Integrado também reduz a área de atuação da 4ª Companhia da Polícia Militar, anteriormente responsável por toda a região da orla da Capital, até Cabedelo. "Isso desafoga o trabalho da Companhia, que poderá concentrar as ações de polícia apenas na cidade”, disse o secretário. Segundo ele, um dos objetivos do projeto é utilizar os recursos e efetivo policial de forma lógica e racional, aplicando a metodologia preventiva e de enfrentamento qualificado aos crimes.

 

FONTE: SECOM-PB

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui