InícioBlog30 horas para enfermeiras: uma bandeira de vereador, deputado e agora senador

30 horas para enfermeiras: uma bandeira de vereador, deputado e agora senador

""Assim como já tinha feito na época em que foi governador, agora no Senado, Cássio Cunha Lima voltou empunhar a bandeira em defesa da carga horária das 30 horas semanais para as enfermeiras de todo o país.

Mais de 500 enfermeiros estiveram presentes no Plenário da Câmara dos Deputados para pressionar os parlamentares a votar o Projeto de Lei (PL 2295/00) que fixa em 30 horas a jornada semanal dos profissionais da categoria.

De acordo com Solange Caetano, presidente da Federação Nacional dos Enfermeiros (FNE), a reivindicação da carga de 30 horas já estava no projeto de lei que instituiu a profissão, em 1955, mas foi vetada. Segundo a FNE, há 1,8 milhão de enfermeiros no Brasil e 85% têm pelo menos dois empregos. Para a integrante do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) Irene Ferreira, a regulamentação deve diminuir a “carga exaustiva” da categoria.

Em 2003, o senador Cássio Cunha Lima, então governador da Paraíba, sancionou a lei estadual nº 7.376 que regulamentou o Plano de Cargos, Carreiras e Remuneração (PCCR) de diversas categorias – incluindo os profissionais de Enfermagem –, implantando 30 horas semanais.

Quem também defende está bandeira no Congresso Nacional é o deputado federal Wilson Filho.

Aqui em João Pessoa, o vereador Djanilson Faca Cega vai apresentar projeto que prevê este mesmo benefício.

Bom para as enfermeiras.

Pettronio Torres com Assessoria

Relacionadas
- Advertisment -

Mais Lidas