InícioBlogClientes da Unimed contam como grupo de educação em saúde: "mudou suas...

Clientes da Unimed contam como grupo de educação em saúde: "mudou suas vidas"

 ""

O diagnóstico de diabetes, como de qualquer outra doença, assusta. Mas, é possível conviver com essa enfermidade sem perder a qualidade de vida. Para tanto, basta seguir alguns cuidados. Se houver o acompanhamento de profissionais de saúde e a possibilidade de compartilhar experiências com outras pessoas que também têm diabetes, controlar a doença torna-se mais fácil.

A Unimed João Pessoa oferece, gratuitamente, um Grupo de Educação em Saúde (GES) voltado para orientar os clientes a controlar o diabetes. Organizado pelo Setor de Promoção da Saúde, a sistemática do GES inclui reuniões, onde o diabetes é discutido sob diferentes abordagens por uma equipe multi e interdisciplinar formada por psicólogo, enfermeiro, nutricionista e médico.

Como cada grupo inclui, em média, vinte participantes, também funciona como uma boa oportunidade para a troca de experiências. Uma vez por ano, em novembro – mês em que se comemora o Dia Internacional do Diabetes -, a Unimed JP realiza um grande encontro onde reúne os participantes de todos os GES formados até então. É mais uma chance para aprender sobre o diabetes e para compartilhar conhecimentos.

 

Troca de experiências

A costureira Inácia Dantas da Silva, 65 anos, conta que sentiu na “pele” o susto de ser diagnosticada com diabetes. De acordo com ela, a tranquilidade em lidar com a doença e a conscientização sobre o que poderia ou não fazer só vieram quando passou a participar do GES em Diabetes da Unimed JP.

“Mesmo sabendo que era diabética e, além disso, obesa, comia de tudo, e não tinha cuidado nenhum com a minha saúde. Após receber orientações de uma equipe com vários profissionais, mudei hábitos na minha vida. Hoje, estou 30 quilos mais magra do que há cerca de dois anos, quando não conhecia o grupo", conta.

Outro beneficiado com o programa, o aposentado Raul Nóbrega dos Santos, 79 anos, afirma que a troca de experiência entre os colegas com a mesma doença ajudou muito a aceitar que precisava se cuidar. "É um suporte muito bom esse programa da Unimed JP. Tento seguir as orientações dos profissionais e hoje me sinto muito mais saudável", garante.
 

Para participar do grupo, o primeiro passo é se inscrever na Promoção da Saúde da Unimed JP. As inscrições podem ser feitas de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Os telefones são 2106-0712 ou 2106-0714.

A primeira reunião do próximo grupo será realizada no dia 8 de agosto, das 14h às 17h, no anexo da Promoção da Saúde, na Rua Marechal Deodoro da Fonseca, 410, Torre (em frente à sede da Unimed JP).

Caracterizado pelo excesso de glicose no sangue, o diabetes ocorre quando o pâncreas deixa de produzir insulina ou não produz a quantidade suficiente. Entre os tipos da doença, o 1 e o 2 são os mais conhecidos.

Dados da Federação Internacional de Diabetes (IDF, na sigla em inglês) apontam que mais de 300 milhões de pessoas têm diabetes no mundo. No Brasil, de acordo com o Ministério da Saúde, o tipo 2 da doença atinge 5,8% das pessoas a partir de 18 anos, o que corresponde a 7,6 milhões. Somados, os tipos 1 e 2 do diabetes atingem 10 milhões de pessoas.

Mas, é possível conviver com a doença sem sofrer as consequências dos problemas de saúde associados. Para tanto, informação é fundamental. O controle da alimentação e a prática de atividades físicas, por exemplo, são capazes de prevenir e controlar o diabetes tipo 2, responsável por mais de 90% dos casos da doença e único tipo evitável.

Blog com Assessoria

 

Relacionadas
- Advertisment -

Mais Lidas