Dados disponíveis no Portal da Transparência revelam que, dos 13 candidatos a vereador em 2016 que anunciaram desfiliação do PCdoB, pelo menos oito constam na folha de pagamento da PMJP (Prefeitura Municipal de João Pessoa).
Os salários variam entre R$ 954,00 e R$ 3.541,00. Dos oito, quatro são comissionados e quatro foram contratados pela gestão do prefeito Luciano Cartaxo (PV) por “excepcional interesse público”. Os dados disponíveis no Portal da Transparência se referem ao mês de fevereiro deste ano.
O grupo resolveu deixar o PCdoB depois que a direção do partido oficializou o apoio da legenda à pré-candidatura de João Azevêdo (PSB) ao Governo da Paraíba. Em nota, os 13 disseram que se desfiliaram da legenda comunista para apoiar a pré-candidatura de Lucélio Cartaxo (PV), irmão gêmeo do prefeito da Capital.
“Por discordarem da decisão do PCdoB, saem do partido os ex-candidatos a vereador Fernando Lopes, Kátia Regina, Tia Luzia, Sílvia da Saúde, Cristina Moraes, Jailson Rocha, Hermano Queiroz, Roberto Lima, Sérgio Luiz e Valdemir Joaquim. Outros três candidatos deixaram a sigla: Maria Glaucia, Daniel Pinto e Luciana”, diz trecho da nota.