Um ataque contra uma mesquita deixou 62 mortos e 33 feridos, no leste do Afeganistão, durante as orações desta sexta-feira (18).
“O balanço do ataque contra a mesquita aumentou para 62 mortos e 33 feridos”, disse um porta-voz do governador da província, Attaulá Jogyani.
Segundo Jogyani, os explosivos foram colocados no interior da mesquita e acionados à distância. Os mortos eram em sua maioria jovens e estavam rezando no momento da explosão.
Nenhum grupo assumiu a ação. O Talibã condenou o ataque, que atribuem às forças do governo ou ao grupo do Estado Islâmico.
Este ataque acontece após a Organização das Nações Unidas (ONU) publicar um novo relatório com o número “sem precedentes” de civis mortos ou feridos no Afeganistão entre julho e setembro.
O relatório, que também observa a violência ao longo de 2019 até agora, enfatiza que “os afegãos foram expostos a níveis extremos de violência por muitos anos”, apesar das promessas de todas as partes de “prevenir e mitigar os danos ao meio ambiente e aos civis”.
G1