InícioMundoFernández toma posso na Argentina pro,mete negociar dívidas

Fernández toma posso na Argentina pro,mete negociar dívidas

Alberto Fernández, que foi eleito presidente da Argentina no fim de outubro, tomou posse formalmente nesta terça-feira (10) em Buenos Aires. Além dele, Cristina Kirchner assumiu seu novo cargo como vice-presidente –foi ela que escolheu Fernández como cabeça de chapa para concorrer nas eleições deste ano.

Em seu discurso de 28 páginas, ele falou sobre os seguintes temas:

  • Fome no país
  • Polarização política
  • Crise econômica
  • Renegociação da dívida
  • Reforma do sistema Judicial
  • Relação com países da América Latina

No seu discurso, o novo dirigente disse como pretende renegociar a dívida do país. “Não há pagamento de dívida que se possa sustentar se o país não cresce. É simples assim: para poder pagar, é preciso crescer”, afirmou.

O país tem vontade de pagar, mas carece da capacidade de fazê-lo, discursou. Ele afirmou que vai buscar uma relação “construtiva e cooperativa com o Fundo Monetário Internacional” e com os credores.

Reforma da Justiça

Cristina Kirchner é investigada em nove casos judiciais –eram 11, mas, em dois, a Justiça não a tornou ré.

Ao lado da ex-mandatária, Fernández afirmou que o sistema é parcial, e prometeu uma reforma Judicial. “Nós vimos uma deterioração judicial nos últimos anos. Vimos perseguições indevidas e detenções arbitrárias induzidas por governantes e silenciadas por certa complacência midiática”, afirmou.

G1

Foto: Agustin Marcarian/Reuters

Relacionadas
- Advertisment -

Mais Lidas