InícioDestaqueCoronavírus faz UFPB e faculdades particulares pararem por tempo indeterminado

Coronavírus faz UFPB e faculdades particulares pararem por tempo indeterminado

As aulas presenciais na Universidade Federal da Paraíba estarão suspensas por tempo indeterminado a partir desta terça-feira (17), de acordo com decisão tomada em reunião emergencial do Conselho Técnico-Administrativo (CTA) da instituição, na tarde desta segunda-feira (16). A medida foi tomada com o propósito de evitar a disseminação do novo Coronavírus.

Segundo o que foi definido em reunião, a carga horária que falta para os estudantes de graduação concluírem o período letivo de 2019.2 será desenvolvida em atividades online. O período tinha previsão de término no dia 1º de abril.

A decisão, respaldada pela Comissão de Enfrentamento ao Coronavírus da UFPB, criada na última quinta-feira (12), é resultado de reunião emergencial do Conselho Técnico-Administrativo (CTA) da instituição, na tarde desta segunda-feira (16), na Secretaria dos Órgãos Deliberativos da Administração Superior (Sods), no prédio da Reitoria, no campus-sede, em João Pessoa.

A instituição também manteve veto a eventos acadêmicos e admissão de trabalho home office para técnicos-administrativos, conforme parecer deste domingo (15), após reunião emergencial com diretores dos Centros de Ensino de todos os campi da UFPB e com a Comissão de Enfrentamento ao Coronavírus da instituição.

Essas medidas e suas especificações, elaboradas pela Administração Superior, Pró-reitorias e Centros de Ensino, serão reunidas e certificadas pela Comissão de Enfrentamento ao Coronavírus da UFPB na manhã desta terça-feira (17) e encaminhadas para o Ministério da Educação, em Brasília. De acordo com a reitora da UFPB, professora Margareth Diniz, os residentes terão suporte para permanecer na universidade.

As deliberações consideram o status de pandemia da doença infecciosa, reconhecido pela Organização Mundial da Saúde (OMS) na quarta-feira (11) passada; a situação de emergência decretada pelo Governo do Estado da Paraíba e pela Prefeitura Municipal de João Pessoa, na última sexta-feira (13); e uma série de recomendações e instruções normativas dos Ministérios da Saúde, da Educação e da Economia brasileiros. A Paraíba ainda não tem caso confirmado, de acordo com a Secretaria de Saúde do Estado.

Unipê e demais faculdades particulares 

Devido ao risco de proliferação do novo Coronavírus, o Centro Universitário de João Pessoa (Unipê) decidiu suspender as aulas presenciais a partir desta terça-feira (17). A informação foi confirmada ao ClickPB pela assessoria de comunicação da instituição educacional.

De acordo com nota, além das aulas presenciais, também estarão suspensos eventos e serviços à comunidade. A medida vigora até o dia 29 de março para evitar a proliferação do COVID-19. Apesar desta data estipulada, a instituição reforça que a suspensão das atividades poderá ser prorrogada.

Nesta segunda-feira (16), vários grupos de WhatsApp veicularam a informação de que um estudante da instituição estaria infectado por Coronavírus, o que foi negado. “O Unipê reitera que nenhum posicionamento é enviado via WhatsApp e que o conteúdo circulado nas redes sociais não é verídico”.

Comunicado à imprensa

16 de março de 2020 – O Centro Universitário de João Pessoa – UNIPÊ está comprometido com as medidas preventivas para evitar a proliferação do COVID-19.

Por esse motivo, informa que a partir de amanhã, 17 de março de 2020, todas as aulas presenciais, eventos e serviços à comunidade da Instituição estarão suspensos até 29 de março.

O UNIPÊ esclarece que o calendário acadêmico não será prejudicado. As atividades presenciais suspensas, de acordo com o Plano de Contingência da Instituição, serão substituídas por atividades remotas com uso das tecnologias disponíveis, em especial, por meio do nosso Ambiente Virtual de Aprendizagem.

O Centro Universitário reforça ainda a importância de seguir as recomendações das autoridades de saúde pública e reitera que a comunicação com seus alunos será realizada por meio de seus canais oficiais de comunicação (Redes Sociais, Portal e Área do Aluno).

Devido ao dinamismo do cenário, novo comunicado poderá ser divulgado no período supracitado quanto a uma eventual prorrogação dessa suspensão ou retorno das atividades presenciais.

O Unipê reitera que nenhum posicionamento é enviado via WhatsApp e que o conteúdo circulado nas redes sociais não é verídico.

Relacionadas
- Advertisment -

Mais Lidas