Centenas de pessoas compareceram ao funeral de George Floyd nesta segunda-feira (8), organizado em Houston, Texas, cidade onde o ex-segurança passou a maior parte da vida. Além do luto, os visitantes demonstraram repúdio ao racismo e à violência policial nos Estados Unidos.
O governador do Texas, Greg Abbot, compareceu à cerimônia aberta ao público e orou diante do caixão dourado onde estava o corpo de Floyd. O funeral deve se estender até o início desta noite.
O enterro de Floyd está marcado para a tarde de terça-feira. Antes, haverá uma cerimônia fechada apenas para a família e convidados, entre eles autoridades.
Antes de Houston, foram realizados velórios em Minneapolis, onde Floyd morreu, na quinta-feira, e em Raeford, na Carolina do Norte, onde ele nasceu, no sábado.
George Floyd morreu em 25 de maio, após ser detido pela polícia em Minneapolis. Em imagens que foram filmadas, um policial branco, Derek Chauvin, passou 8 minutos e 46 segundos pressionando seu pescoço com o joelho, enquanto ele dizia que não conseguia respirar. Nos minutos finais, Floyd não se mexia mais. Segundo a policia local, ele foi detido por supostamente usar uma nota falsa de US$ 20 em um mercado.
Chauvin e outros três policiais que também participaram da abordagem foram demitidos e acusados legalmente pela morte de Floyd. Eles podem ser condenados a até 40 anos de prisão cada.