A presidente da Fundação Espaço Cultural José Lins do Rêgo, Nézia Gomes pediu demissão nesta terça-feira (16) após cinco anos a frente da pasta. A jornalista foi efetivada no cargo em 2016, em substituição a professora Márcia Lucena que deixou o cargo para disputar a Prefeitura do Conde.
O nome para substituir a gestora ainda não foi publicado.
Nézia Gomes já ocupou o cargo de Secretária de Políticas Públicas para as Mulheres, da Prefeitura de João Pessoa. Iniciou sua trajetória profissional e militância no movimento de mulheres, integrando a equipe da ONG Feminista Centro da Mulher 8 de Março e na Marcha Mundial de Mulheres. Em 2005, foi convidada para assumir a assessoria de comunicação da então Coordenadoria das Mulheres do município, onde desenvolveu junto à equipe, várias campanhas institucionais de valorização à mulher.
Ela também ocupou a Secretaria Executiva de Comunicação do Estado e foi secretária executiva da Mulher e da Diversidade Humana. Em seguida, migrou para a vice-presidência da Fundação Espaço Cultural, onde foi coautora de novos projetos de fortalecimento da cultura popular, como o Cambada e o Interatos.
O anúncio da demissão foi feito por meio de seu perfil no instagram em que relata a experiência vivida liderando o maior setor cultural paraibano.
Confira a carta deixada por ela :
“Foram cinco anos e seis meses à frente da Funesc. Entreguei o cargo com o coração cheio de gratidão por tudo que conseguimos realizar neste período. Como dizia Guimarães Rosa, a vida quer da gente coragem. E foi a coragem que me fez entender o momento de se retirar de um espaço que tenho amor e compromisso, mas que por outros fatores não me cabe mais. O compromisso com a cultura me fez ficar, é o mesmo que me faz agora se retirar. Gratidão a todas as pessoas que tive a alegria de encontrar nesta trajetória. Quem participou de alguma ação e que viveu conosco a alegria de fortalecer a cultura paraibana. A equipe maravilhosa e humana da funesc, minha eterna gratidão. Enfim, desejo dias melhores para a cultura e toda sua cadeia produtiva. Avante!”