Mais de 100 pessoas foram presas nos Estados Unidos por vandalizarem estátuas e monumentos em meio aos protestos por igualdade racial e contra a brutalidade policial que abalaram o país, enquanto 200 investigações foram abertas por terrorismo doméstico, segundo informações divulgadas pela Casa Branca nesta segunda-feira.
“A anarquia em nossas ruas é inaceitável”, declarou a porta-voz da Casa Branca Kayleigh McEnany, durante entrevista coletiva, na qual também atacou o que chamou de “liderança fracassada” dos democratas.
Após críticas do governo do presidente Donald Trump sobre a remoção de estátuas e outros símbolos dos Estados Confederados – defensores da escravidão durante a Guerra Civil -, a porta-voz destacou: “A lei e a ordem são os blocos de construção do sonho americano, mas se a anarquia prevalecer este sonho desmorona”.
McEnany afirmou que o Departamento de Justiça prendeu mais de 100 pessoas por pintarem propriedades federais e apresentou acusações no tribunal contra quatro homens que supostamente tentaram derrubar a estátua do ex-presidente Andrew Jackson, localizada no Lafayette Park, em frente à Casa Branca.
R7
Foto: EFE