Aliados de Mendes afirmar que ministro não recuará nas críticas ao EB

Publicidade

Aliados de Gilmar Mendes no Judiciário dizem que o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF)  não pretende recuar das críticas ao Exército feitas no fim de semana, como a cúpula das Forças Armadas vem cobrando.

Segundo ministros de tribunais superiores que falaram com Gilmar após a declaração, o objetivo dele foi alertar que o Exército não pode coadunar com a estratégia do governo de fugir das responsabilidades durante a pandemia.

Continua depois da Publicidade

“A crítica do ministro é ao fato de os militares aceitarem a missão de fazer o Ministério da Saúde desaparecer no momento em que mais se precisava da proatividade da pasta”, disse à CNN um ministro próximo de Gilmar.

Aliados reconhecem que o termo “genocídio” é forte, mas ponderam que a situação “dramática” exige palavras fortes. “Gilmar tem essa característica: quando precisa, ele berra e chama as pessoas à razão”, diz um ministro.

Pessoas próximas a Gilmar Mendes dizem que ele está “tranquilo” em relação à nota de repúdio do Ministério da Defesa, na qual a pasta diz que representará contra o ministro na Procuradoria-Geral da República.

Na avaliação de aliados de Gilmar, a nota foi dura, mas não deve ter consequências. Para eles, a reação da pasta faz parte de um “jogo de cena” da cúpula da pasta para acalmar os militares.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui