O Botafogo-PB empatou em 1 a 1 com o Jacuipense, na noite deste domingo, no Estádio Almeidão. O resultado é ruim para ambos, já que o Botafogo permanece na zona de rebaixamento e agora a quatro pontos do Treze, oitavo colocado, que venceu o Ferroviário. O Leão, deixa de entrar no G-4, mas fica a apenas um ponto do Manaus, o quarto colocado.
A primeira etapa da partida foi melhor para os visitantes. O Jacuipense abriu o placar logo aos 7 minutos, com Dinei, após desvio de Raniele. Já o Belo, não fez bom primeiro tempo e errou muitos passes. O Jacuipense quase ampliou aos 30 minutos, mas o Belo conseguiu se segurar e teve até um gol do atacante Ramon anulado aos 38 minutos.
A equipe do Botafogo ficou na bronca com a arbitragem, pedindo pênalti, aos 31 do segundo tempo, alegando que Rodrigo Andrade foi tocado por Jordan em cima da linha da grande área, mas a arbitragem marcou falta fora da área. A pressão do Botafogo no campo de ataque aumentou, em busca da virada e o Jacuipense passou a explorar os espaços na defesa do Belo, com as jogadas em velocidade de Levi e Mauri. Apesar das boas oportunidades criadas, o placar seguiu empatado em 1 a 1.
O Botafogo-PB chega aos 12 pontos, mas segue na nona posição, na zona de rebaixamento do Grupo A da Série C. Já o Jacuipense chega aos 17 pontos e fica na sexta posição.
O Jacuipense volta a campo no próximo domingo, no Estádio Pituaçu, a partir das 20h, para encarar o Paysandu. O Botafogo-PB, por sua vez, recebe, no sábado, o Imperatriz, no Estádio Almeidão.
Treze vence fora
Com gol do estreante Neto Baiano, o Treze venceu o Ferroviário, fora de casa, por 1 a 0, e ganhou fôlego na briga contra o rebaixamento na Série C. A partida foi realizada no estádio Domingão, em Horizonte, no Ceará. Com o resultado, o Galo da Borborema sobe momentaneamente para a sétima colocação, com 16 pontos conquistados. Já o Ferrão segue em baixa na competição e permanece na quinta posição, com 17 pontos ganhos.
O jogo começou morno no calor do Ceará. Apesar disso, foi o Treze quem começou a propor jogo desde o começo. A primeira finalização da partida veio com o estreante Danillo Bala, aos três minutos. Aos sete, o Galo até balançou as redes, com Danillo Bala, mas o passe veio de Neto Baiano, que estava impedido, e o tento foi anulado. Os visitantes seguiram melhor e aos oito minutos foi Vinícius Barba quem finalizou de fora, após grande jogada de Gilvan.
A primeira finalização do Ferroviário aconteceu aos 10 minutos, em uma cobrança de falta de André Mensalão para uma tranquila defesa do goleiro Andrey.
Depois do começo mais animado, o jogo esfriou e permaneceu bem estudado. Os donos da casa tentavam propor jogo, mas os visitantes paraibanos marcavam bem a saída de bola do adversário e deixavam a partida presa no meio-campo.
A primeira substituição do confronto aconteceu aos 28′, com a saída de Gabriel Cassimiro, que estava amarelo, para a entrada do lateral direito Neílson.
A primeira chance clara de gol foi do Ferrão, aos 37 minutos. Caíque ficou cara a cara com o goleiro, tocou para o lado, Willian Lira chegou atrasado e André Mensalão mandou na trave, sem goleiro. Cinco minutos depois, o Tubarão da Barra finalizou novamente com perigo, com Willian Lira. Entretanto, o bandeirinha assinalou impedimento e anulou o lance.
Já nos acréscimo da primeira etapa, o Ferroviário atacou novamente com muito perigo. O zagueiro Vitão aproveitou um cruzamento na área e finalizou duas vezes para duas defesas espetaculares de Andrey.
Segundo tempo
Para o segundo tempo, o Ferroviário seguiu melhor. A primeira finalização foi do meia Caíque, para uma defesa tranquila do goleiro Andrey. Aos sete, o Ferrão teve sua melhor chance na partida até então. Caíque recebeu dentro da área adversária e chutou no travessão.
Aos 18 minutos, o Treze abriu o placar com o estreante Neto Baiano. Gustavo cruzou na aréa, Douglas Lima desviou e Neto Baiano, sem goleiro, mandou para o fundo da rede dos donos da casa.
Na casa dos 25 minutos, o goleiro Andrey e o zagueiro Nilson Júnior, ambos do Treze, discutiram bastante e os ânimos ficaram exaltados. Com a parada técnica para hidratação, os atletas conversaram e se resolveram.
Após o confronto esfriar, o Galo voltou a atacar. Alexandre Santana finalizou de fora da área para uma defesa tranquila de Nícolas.
Na reta final, o técnico trezeano Márcio Fernandes recuou bastante o seu time e o Ferroviário tentou pressionar o adversário. Porém, os ataques não geraram perigo suficiente e o time paraibano venceu o confronto.
Ficha técnica
Ferroviário 0 x 1 Treze
Campeonato Brasileiro da Série C 2020
Grupo A – 13ª rodada
Estádio: Domingão (Horizonte-CE)
Arbitragem: Rafael Martins Diniz; Lucas Torquato Guerra e Lucas Torquato Guerra, todos do Distrito Federal.
Gols: Neto Baiano (T).
Cartões amarelos: Gabriel Cassimiro (F); Neto Baiano (T), Andrey (T) e Nilson Júnior (T).
Ferroviário: Nícolas; Gabriel Cassimiro (Neílson), Vitão, Jean (Reinaldo), Willian Machado; Lucas Hulk (David), Diego Lorenzi (Linnick), Caíque (Adriano Paulista); André Mensalão, Madson e Willian Lira. Técnico: Marcelo Vilar.
Treze: Andrey; Gustavo, Ítalo, Nilson Júnior, Gilmar (Uesles); Robson, Vinícius Barba, Douglas Packer (Alexandre Santana); Gilvan (Douglas Lima), Danillo Bala (Edson Carioca) e Neto Baiano. Técnico: Márcio Fernandes.
Ge e Voz da Torcida