A Copa do Nordeste de 2021 vai conhecer nesta terça-feira o seu 13º time classificado. Botafogo-PB e Atlético-BA entram em campo logo mais, às 21h30, no Estádio Almeidão, para fechar o mata-mata iniciado na semana passada, em Alagoinhas. O empate em 1 a 1 no jogo de ida deixa a disputa em aberto – quem vencer está classificado. Como não há gol qualificado, um novo empate leva a decisão para os pênaltis.
O Belo tenta a sua 18ª participação na história do Nordestão – só ficou fora de uma edição, em 2013. Já o Carcará briga por uma vaga inédita. Além disso, quem se classificar terá um importante reforço nas finanças, com uma generosa cota mínima de aproximadamente R$ 1 milhão pela participação na competição. E isso, em ano que ainda promete sérias restrições por causa da pandemia, não é de se jogar fora.
Atlético-BA e Botafogo-PB ficaram no empate no Estádio Carneirão, em Alagoinhas — Foto: MR Fotografia / Atlético-BA
Será também a última partida de ambos em 2020. A vaga na fase de grupos da Copa do Nordeste serviria para amenizar uma temporada de frustrações. O Botafogo-PB ficou fora da final do Campeonato Paraibano (o que não acontecia desde 2012), foi eliminado na segunda fase da Copa do Brasil e nas quartas do Nordestão. Na Série C, brigou contra o rebaixamento até a última rodada.
Já o Atlético-BA até começou a temporada com um comemorado vice-campeonato estadual. Mas na Série D, acabou vacilando e foi eliminado no mata-mata pelo Goiânia. A crise financeira acabou custando a saída do técnico Agnaldo Liz e de alguns jogadores.
BOTAFOGO-PB – técnico: Evaristo Piza
O Botafogo-PB tem desfalques e retornos para essa partida. Os laterais Mário, Elias e Christianno, o zagueiro Luís Gustavo e o meia-atacante Cristian Dall’Bello testaram positivo para a Covid-19 e estão fora da decisão contra o Atlético-BA. Enquanto isso, quatro jogadores ausentes da partida em Alagoinhas pelo mesmo motivo estão de volta – o goleiro reserva Rhuan, o zagueiro Donato e os atacantes Diego Rosa e Fernando Júnior.
Como perdeu os dois laterais esquerdo do elenco, o técnico Evaristo Piza terá que improvisar. O mais provável é que o atacante Fernando Júnior seja o escolhido para atuar na posição, como já havia feito na partida contra o Paysandu, na Série C. Como o treino de segunda-feira foi fechado, não se sabe ao certo se o treinador vai escalar os jogadores que voltam da Covid-19, e que ficaram afastados das atividades por mais de 10 dias.
GE