Entidades de saúde da Paraíba divulgaram nota nesta quarta-feira (23), para alertar a população acerca da necessidade de adotar as medidas de prevenção à Covid-19 durante os festejos de fim de ano.
“Nenhuma confraternização vale mais que uma vida e a dos nossos familiares e amigos pode depender da nossa decisão e atitude”, diz trecho.
O alerta destaca o aumento no número de casos e óbitos registrados nos últimos dias no Estado e ressalta que, devido às comemorações deste período do ano e as consequentes aglomerações, pode haver em janeiro uma “explosão de novos casos e uma onda epidêmica mais grave do que a inicial”.
Os órgãos de saúde ainda citam os atendimentos em hospitais públicos e privados na Paraíba, que já estão sendo feitos no limite da capacidade e destacam o cansaço físico e mental dos profissionais da área, “que estão arriscando suas vidas, adoecendo e morrendo, para atender à população contaminada pela Covid-19”.
Entre as medidas que devem ser adotadas para evitar a propagação do vírus estão lavar bem as mãos, o distanciamento social e usar equipamentos de proteção individuais (EPIs).
Assinam o alerta:
Conselho Regional de Medicina da Paraíba
Associação Médica da Paraíba
Sindicato dos Médicos da Paraíba
Conselho Regional de Enfermagem da Paraíba
Sociedade Paraibana de Pneumologia
Sociedade Paraibana de Cardiologia
Sociedade Paraibana de Medicina Intensiva
Sociedade de Infectologia da Paraíba