InícioBrasilPazuello se reúne com embaixador chinês para destravar importação de insumos da...

Pazuello se reúne com embaixador chinês para destravar importação de insumos da Coronavac

O ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, se reuniu nesta quarta-feira (20) em videoconferência com o embaixador da China no Brasil, Yang Wanming.

De acordo com mensagem da embaixada publicada em uma rede social, eles conversaram sobre “cooperação antiepidêmica” e vacinas contra a Covid-19.

O Brasil aguarda o envio de insumos pelos chineses para que o Instituto Butantan possa fabricar novas doses da vacina CoronaVac, desenvolvida pelo laboratório chinês Sinovac.

“A China continuará unida ao Brasil no combate à pandemia para superar em conjunto os desafios colocados pela pandemia”, diz o texto da mensagem da embaixada.

Nesta quarta, o ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo, negou em videoconferência com deputados que problemas políticos e diplomáticos tenham atrasado as negociações do Brasil com Índia e China, nas últimas semanas, para a importação de ingredientes e de vacinas prontas contra a Covid-19. Mesmo assim, Araújo afirmou que não há estimativa de quando esse material chegará.

O Brasil enfrenta dificuldades para liberar uma carga de 2 milhões de doses da vacina de Oxford, produzida pelo governo da Índia em parceria com o instituto indiano Serum. Além disso, laboratórios brasileiros aguardam que a China libere a exportação de dois tipos de ingrediente farmacêutico ativo (IFA) produzido em solo chinês. O IFA é a matéria-prima para que as vacinas sejam processadas e produzidas no Brasil.

O atraso afeta a produção brasileira da vacina de Oxford, prevista em um contrato da Fiocruz com o laboratório Astrazeneca; e a produção da CoronaVac, fruto de parceria entre o Instituto Butantan e o laboratório chinês Sinovac.

G1
Relacionadas
- Advertisment -

Mais Lidas