Papa visita o Iraque em busca de melhorar diálogo entre cristãos e muçulmanos na região

Publicidade
Reprodução/Vatican News

O Papa Francisco está com visita marcada para passar três dias no Iraque, a partir da próxima sexta-feira (5). O pontífice pretende aproximar-se das comunidades vítimas do conflito, onde igrejas foram usadas como tribunais religiosos pelos islamitas. Francisco foi convidado pelo presidente Barham Saleh em 2019, e a visita ao Iraque irá até 8 de março.

A cidade de Mossul foi convertida em cidade-sede do governo islâmico quando, em 2014, um terço do território iraquiano estava sob domínio do Estado Islâmico.

Continua depois da Publicidade

Uma minoria cristã vive em território iraquano. Os cristãos no Iraque chegaram a ser 1,5 milhão e eram tolerados durante o governo de Saddam Hussein.  Após a invasão liderada pelos Estados Unidos em 2003, começou a partida em massa de crentes cristãos.

Em 2004, as minorias religiosas eram sequestradas e executadas pela Al Qaeda. Yahya recorda que teve de vender a serralharia da família para pagar o resgate do irmão.

Mossul voltou às mãos dos militares iraquianos, em 2017, mas os moradores temem que a história se repita, atualmente há cerca de 400 mil cristãos no Iraque.

De acordo com o cardeal Sandri, citado no Vatican News, a viagem do Papa Francisco pretende transmitir uma “mensagem de consolo, de paz, de admiração por tudo o que sofreram”. A mensagem solidária não se dirige apenas a cristãos.

“Ele terá palavras poderosas para o Iraque, onde foram cometidos crimes contra a humanidade”, diz Najeeb Michaeel, arcebispo católico caldeu da cidade de Mossul, à France 24.

Francisco tem agenda com o principal clérigo xiita, o grande ayatollah Ali Sistani, em Najaf, ao sul de Bagdá em busca de um melhor diálogo cristão-muçulmano.

“É uma visita histórica, o encontro terá grande impacto, estamos falando do chefe de uma comunidade religiosa que representa 20% da população mundial”, destacou o governador de Najaf, Luay al-Yasserit, citado pela France 24.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui