Lula vai a Brasília para reunião com embaixador da Rússia em meio à crise pela Sputnik V

Publicidade

Ex-presidente Lula — Foto: Marcelo Brandt/G1

ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva irá a Brasíla na próxima semana e terá um encontro com o embaixador russo, Alexey Labetskiy,  na sede da Embaixada da Rússia. O encontro acontecerá no contexto da repercussão da decisão da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa)  de não recomendar a importação da vacina Sputnik V. A informação sobre a agenda do petista foi publicada pela coluna de Bela Magale.

Continua depois da Publicidade

Lula já teve no ano passado um encontro com Kirill Dmitriev, diretor Fundo Russo de Investimento Direto. O diálogo abriu negociação entre a entidade e o Consórcio do Nordeste, formado por nove estados da região, para a compra o imunizante desenvolvido pela Rússia.

Enquanto o ex-presidente faz sucessivos alertas para a necessidade de o governo Jair Bolsonaro não sabotar vacinas, o ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Lavrov, afirmou que o Brasil foi pressionado pelos Estados Unidos a não recomendar a importação da vacina russa.

A mau gerenciamento da pandemia também repercutiu no exterior. Em entrevista à TV 247, o ex-primeiro-ministro de Portugal José Sócrates afirmou que “Bolsonaro deve ser o único presidente no mundo que não apenas negou a doença, mas desvalorizou a vacina”. Também fez elogiou ao ex-presidente. “Lula devolveu à esquerda sul-americana o prestígio e a imagem internacional de que a esquerda sabe governar”, afirmou Sócrates em sua análise.

Depois de tomar vacina contra a Covid-19 e ter a sua inocência reconhecida pelo Supremo Tribunal Federal, o ex-presidente Lula fará viagens pelo Brasil com o intuito de estreitar articulações com aliados e outros possíveis aliados para a eleição presidencial de 2022.

Pesquisa do Instituto Ideia encomendada pela revista Exame indicou, na semana passada, que somente Lula venceria Bolsonaro num eventual segundo turno na eleição presidencial – 40% x 38%.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui