Xeque-Mate: Além de Vitor Hugo, outros 19 também são denunciados

Publicidade

O prefeito de Cabedelo, Vitor Hugo (DEM), o ex-prefeito Leto Viana e mais 18 pessoas foram denunciadas pelo Grupo de Atuação Especial contra o Crime Organizado (Gaeco), do Ministério Público da Paraíba (MPPB), no âmbito da Operação Xeque-Mate, nesta sexta-feira (30).

A denúncia aponta um suposto esquema de servidores fantasmas e “rachadinhas” na Câmara Municipal de Cabedelo. Lúcio José era o presidente da Câmara, Leto Viana o prefeito, e Vitor Hugo um dos vereadores.

Continua depois da Publicidade

O Gaeco apontou que o grupo político era liderado por Leto Viana no desvio de verbas públicas, por meio da prática de fraudes licitatórias, doações irregulares de terrenos públicos, renúncias de receitas e, sobretudo, a inserção no quadro funcional de uma legião de servidores-fantasmas, os quais eram ‘verdadeiros instrumentos de diversos vereadores e não só do então prefeito’.

“Além da não prestação dos serviços públicos, esses agentes tiveram seus rendimentos hipertrofiados, sem esquecer que essa sistemática criminosa serviu para acomodar cabos eleitorais, membros de famílias influentes e garantir certas blindagens patrimoniais, tudo inserido no seio de um silêncio obsequioso”, diz.

Vitor Hugo é apontado como um dos vereadores que faziam parte do esquema onde servidores fantasmas  recebiam cheques referentes aos salários, mas devolviam aos vereadores. O Gaeco aponta imagens de Vitor Hugo recebendo um envelope de Leila Viana, secretária da Câmara.

O MP pede a perda do mandato do prefeito. Segundo o Gaeco, ele desviou recursos por meio de oito funcionários fantasmas.

“Até porque, como narrado acima, VITOR HUGO deu continuidade a um dos eixos do modelo de governança corrupto adotado pela ORCRIM, ao ter “levado consigo” para a Prefeitura de Cabedelo, logo depois de ocupar interinamente o cargo de prefeito, cinco dos seus oito servidores fantasmas da Câmara Municipal”, diz a denúncia.

Além de Vitor Hugo e Leto, foram denunciados Jacqueline Monteiro França, Lúcio José do Nascimento Araújo, Antônio Bezerra do Vale Filho, Francisco Rogério Santiago Mendonça, Belmiro Mamede da Silva Neto, Rosivaldo Alves Barbosa, Tércio de Figueiredo Dornelas Filho, Rosildo Pereira de Araújo Júnior, Antônio Moacir Dantas Calvanti Júnior, Josué Pessoa de Góes, Reinaldo Barbosa de Lima, Fabiana Maria Monteiro Régis, Leila Maria Viana do Amaral, André Franklin de Lima Albuquerque, Gleuryston Vasconcelos Bezerra Filho, Adeildo Bezerra Duarte, Lindiane Mirella Alves de Medeiros e Marlene Alves da Cruz.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui