Projeto de Leonardo Gadelha propõe que planos de saúde ofereçam vacina da covid-19

Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH) realiza audiência pública para debater sobre: “Os pescadores, o seguro defeso e a previdência social”, no auditório Senador Antonio Carlos Magalhães, Interlegis. Em pronunciamento, presidente do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), Leonardo de Melo Gadelha. Foto: Geraldo Magela/Agência Senado
Publicidade

 

Preocupado com o crescente número de vitimas da covid-19 e o alto índice de ocupação de leitos por pessoas que foram acometidas com a doença, o deputado federal Leonardo Gadelha (PSC) propõe que, se após a campanha de vacinação estipulada pelo Ministério da Saúde houver necessidade de imunização periódica, planos de saúde também possam ofertar a vacina contra o coronavírus para seus assegurados. O objetivo é dar mais celeridade ao processo de imunização.

Continua depois da Publicidade

“Já são mais de 400 mil mortos no Brasil. Na Paraíba, por exemplo, no sertão do Estado já estamos com 94% dos leitos UTI adulto ocupados. Isso é muito sério. Sabemos que existe um plano Nacional de imunização e que grupos estão sendo vacinados, mas se houver a indicação da comunidade científica e médica para que haja imunização periódica e anual, os planos de saúde também possam colocar isso na lista de medicamentos ofertados para que seus assegurados tenham direito’’, disse.

Para o deputado, isso não deixará o Sistema Único de Saúde (SUS) isento de continuar ofertando a vacina. “São 150 milhões de brasileiros que dependem do SUS e eles terão a vacina assegurada. O plano fazer isso não isenta o Sistema Único de Saúde em nada e nem prejudica os mais necessitado. A vacina é de interesse social, quem é assegurado por plano de saúde também deveria ter isso como direito. Uma ação desse tipo ajuda a diminuir filas e o uso dos leitos de UTI”, Concluiu.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui