O governador João Azevêdo participará da posse do ministro Alexandre de Moraes na presidência da Corte a convite do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) nesta terça-feira (16) em Brasília, às 19h. Ele e mais 20 governadores confirmaram presença na solenidade.
Na mesma ocasião, o ministro Ricardo Lewandowski será empossado vice-presidente da Corte Eleitoral. Com isso, Moraes e Lewandowski vão comandar a corte eleitoral nas eleições de outubro.
A cerimônia de posse de Moraes deve reunir mais de duas mil pessoas do meio político e jurídico. O evento será transmitido ao vivo pelo canal do TSE no YouTube e pela TV Justiça.
Entre os convidados que confirmaram presença está Bolsonaro. Foram convidados ainda o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, Ciro Gomes (PDT) e Simone Tebet (MDB), mas ainda não há confirmação de suas presenças.
Os dois ministros foram eleitos para os cargos no dia 14 de junho. Nos últimos seis meses, o TSE foi presidido pelo ministro Edson Fachin.
O TSE é integrado por, no mínimo, sete ministros. Três ministros são do STF, um dos quais é o presidente da Corte, dois ministros são do Superior Tribunal de Justiça (STJ), um dos quais é o corregedor-geral da Justiça Eleitoral, e dois são juristas, provenientes da classe dos advogados, nomeados pelo presidente da República.