O ex-prefeito de João Pessoa, Luciano Cartaxo (PT) anunciou na manhã desta terça-feira (11) apoio ao governador João Azevêdo (PSB) no segundo turno. Cartaxo foi eleito deputado estadual no último dia 02 com 22.272 votos e retorna a ALPB após nove anos. No primeiro turno Maísa Cartaxo, esposa de Luciano, era candidata a vice-governadora na chapa de Veneziano Vital (MDB).
Ao longo de seu discurso, Cartaxo disse que a aliança tem o objetivo de “unir a Paraíba e o Brasil” e que um mandato do governador João Azevêdo com o Lula na presidência trará benefícios ao estado. Luciano declarou que não era possível não ter posição política neste momento. “A Paraíba não é uma ilha para ficar isolada de um processo que está acontecendo no país inteiro. Não dá pra ficar sem posição política num momento como esse na história do país. Não dá pra ficar na moita. A gente tem que mostrar o que a gente pensa, o que a gente quer, pra o estado e para o país”, declarou.
A decisão de Luciano segue a orientação do PT estadual. Ao lado dele e de João Azevêdo estavam Maísa Cartaxo, Lucélio Cartaxo e Jackson Macêdo.
Divergências superadas, diz Cartaxo
Luciano Cartaxo ressaltou que as divergência com o grupo de João Azevêdo foram superadas. O grupo político dos Cartaxo disputou com Azevêdo uma eleição em 2018, quando Lucélio Cartaxo foi candidato a governador, e em 2020 quando João apoiou a candidatura de Cícero Lucena (Progressistas) a prefeitura de João Pessoa. Luciano, prefeito à época, tentava eleger Edilma Freire (PV) como sucessora.
“Superamos muitas divergências, amadurecemos esse debate interno na nossa base. E tá todo mundo junto, tá mundo firme para que a gente possa conquistar duas grandes vitórias. Lula presidente e João governador”, disse o deputado estadual eleito.
Sobre o tema, João Azevêdo informou que durante toda a vida pública de ambos tanto ele quanto Cartaxo sempre tiveram “um tratamento de respeito”, mesmo em lados opostos. “Porque fazer política com radicalismo, extremismo, nós sabemos que não leva a nada. O momento para mim é extremamente importante, extremamente feliz e eu estou extremamente a vontade aqui”, frisou o candidato a reeleição.
Pedido de Lula
Ao longo de seu discurso, Luciano ressaltou que o grupo está atendendo um solicitação do candidato a presidência Lula (PT). “Estamos atendendo o presidente Lula, futuro presidente da República, que claramente fez essa opção no estado da Paraíba”, disse. Cartaxo também afirmou que o momento é de “retribuição” ao apoio de João a Lula no primeiro turno, mesmo ele não sendo o candidato apoiado naquele momento pelo ex-presidente.