InícioEsportesFla conquista o tricampeonato da Liberta

Fla conquista o tricampeonato da Liberta

Flamengo é tricampeão da Copa Libertadores da América. Neste sábado, com mais um gol decisivo de Gabriel Barbosa, o Gabigol, derrotou o Athletico Paranaense por 1 a 0, no Estádio Monumental de Guayaquil, no Equador, para faturar a taça mais desejada da América do Sul. Além disso, comemorou o seu segundo título em menos de duas semanas.

Campeão da Copa do Brasil em 19 de outubro, o Flamengo agora conquistou a Libertadores, confirmando mais um ano de protagonismo no futebol nacional e sul-americano. Afinal, nos últimos anos, venceu a Libertadores duas vezes – a outra foi em 2019 – e foi finalista em 2021, faturou o Brasileirão em 2019 e 2020, sendo vice-campeão em 2021.

E ainda que com mudanças no elenco ao longo desses anos, manteve uma base vencedora, com protagonismo de nomes como Arrascaeta, Everton Ribeiro e Gabigol. No setor ofensivo titular nesta nova conquista, eles tiveram a companhia de Pedro, artilheiro desta edição da Libertadores, com 12 gols marcados.

 

Mas o papel decisivo na final em Guayaquil acabou sendo de Everton Ribeiro e, principalmente, Gabigol. Afinal, depois de sofrer por 42 minutos com a marcação do Athletico-PR, o Flamengo precisou de apenas 6 para aproveitar a expulsão de Pedro Henrique e definir a final.

No lance do gol do título, o meia fez grande jogada individual e o atacante empurrou a bola para as redes. Assim, Gabigol foi decisivo como em 2019, quando marcou os dois gols do Flamengo na conquista sobre o River Plate, sendo que no ano passado também tinha marcado na derrota para o Palmeiras.

Com a vitória, o Flamengo também se junta a um grupo de outros seis clubes tricampeões da Libertadores, sendo quatro brasileiros – São Paulo, Palmeiras, Grêmio e Santos. Além disso, receberá uma premiação de US$ 16 milhões (aproximadamente R$ 85 milhões) da Conmebol.

Ao Athletico-PR, fica a decepção de ter sucumbido após ser taticamente superior ao adversário quando tinha 11 jogadores em campo. E assim como em 2005, também perdeu a decisão da Libertadores, a segunda da sua história para um clube brasileiro, sendo a anterior para o São Paulo.

Foto e texto: CNN

Relacionadas
- Advertisment -

Mais Lidas