O presidente da Ucrânia, Volodmir Zelenski, publicou neste domingo (18) no Instagram a mensagem que pretendia transmitir antes da final da Copa do Mundo no Catar, mas que foi rejeitada pela Fifa por violar a neutralidade política.
“Esta Copa do Mundo prova mais uma vez que as diferenças entre povos e países devem ser decididas em um jogo justo, não em um jogo com fogo”, disse. “Quando são os jogadores que competem, todos nós desfrutamos de paz”, acrescentou Zelenski na mensagem, descrita como uma “Fórmula para a Paz Global”.
Durante o discurso, o presidente ucraniano pediu apoio para restaurar a paz no país e, para os torcedores, mandou um recado: “Vamos assistir juntos à final da Copa. E vamos ver juntos o fim da guerra”.
Fontes da presidência ucraniana informaram que Zelenski havia pedido à Fifa para enviar uma mensagem em vídeo antes da final da Copa do Mundo neste domingo, entre Argentina e França. Entretanto, a entidade rejeitou o pedido, de acordo com a agência de notícias Ukrinform.
Horas após a publicação do vídeo, a conta oficial do presidente da Ucrânia apagou a postagem.