Na manhã desta quarta-feira (22), ocorreu o evento de inauguração do complexo de energia híbrida no município de Santa Luzia, Sertão da Paraíba.
A solenidade de inauguração do empreendimento foi privada, já que se trata de uma empresa. Porém, os parlamentares paraibanos receberam convite para a inauguração do projeto que começou a ser gestado ainda no governo da ex-presidente Dilma (PT) e só concluído agora.
O governador João Azevêdo recepcionou o presidente Lula em Brasília e o acompanhou até Santa Luzia, participando da agenda. O prefeito de Campina Grande, Bruno Cunha Lima, recepcionou Lula no Aeroporto de Campina Grande, mas não acompanhou o restante da agenda.
Mesmo com os convites, o evento acabou ficando esvaziado de presenças políticas e poucos detentores de mandatos estiveram presentes. Dois senadores paraibanos, Daniella Ribeiro e Veneziano marcaram presença no evento. O senador Efraim Filho agradeceu o convite para a solenidade em suas redes sociais e antecipou, ainda ontem, que não poderia comparecer.
Apenas três deputados federais paraibanos foram até Santa Luzia acompanhando a agenda do presidente Lula. Damião Feliciano, Gervásio Maia e Murilo Galdino fizeram parte da comitiva. O deputado Luiz Couto (PT) comunicou através das suas redes sociais que não iria comparecer ao evento. Já o deputado Wilson Santiago afirmou durante entrevista ter falado diretamente ao presidente Lula que não iria devido sua agenda politica em Brasília.
Já dentre os deputados estaduais da Paraíba, apenas Adriano Galdino, presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba, foi até Santa Luzia. Secretários do Governo da Paraíba e ministros do Governo Federal também compareceram.
O empreendimento é o primeiro complexo de energia associada autorizado pela Aneel no Brasil, um investimento de R$ 3 bilhões.