Adriano descarta redução de deputados na Assembleia

Publicidade

A recontagem da população realizada pelo Censo 2022 inspirou um projeto de revisão das bancadas dos estados na Câmara dos Deputados. Caso consiga passar em Brasília, ela pode repercutir também na composição da Assembleia Legislativa da Paraíba, que pode perder seis cadeiras.

A mudança leva em conta o que está estabelecido na Constituição Federal, no artigo 27, que determina que a composição de forma: O número de Deputados à Assembleia Legislativa corresponderá ao triplo da representação do Estado na Câmara dos Deputados e, atingido o número de trinta e seis, será acrescido de tantos quantos forem os Deputados Federais acima de doze.

Continua depois da Publicidade

O legislativo estadual tem, por conta da regra, 36 deputados. Com a mudança, esse número sofreria um ‘efeito cascata’ e cairia para 30.

O presidente da ALPB, deputado Adriano Galdino (Republicanos), já manifestou insatisfação com a possibilidade e fez questionamento sobre a eficiência do recenciamento. Na avaliação do parlamentar, muita gente evitou responder ao Censo ou omitiu dados pela preocupação de perder o Bolsa Família.

A avaliação de Galdino é que “essa informação foi omitida para que, nas casas que têm duas famílias recebendo o Bolsa Família, para uma não perder o Bolsa Família, a informação não foi a real”, declarou em entrevista à Rádio Arapuã.

Com Blog Conversa Afiada

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui