Raphael Dwamena, atacante ganês de 28 anos, morreu neste sábado (11), após ter passado mal durante uma partida do Campeonato Albanês. O jogador, que já tinha histórico de problemas no coração, desmaiou no meio do jogo e caiu no gramado. A reação de colegas de time, adversários e do árbitro da partida já mostrava a gravidade do caso. O atleta chegou a ser colocado na ambulância, mas faleceu a caminho do hospital.
Dwamena era jogador do Egnatia, clube que lidera a liga albanesa em 2023. O ganês teve passagens por Levante e Zaragoza, da Espanha, e ficou muito perto de reforçar o Brighton, da Inglaterra, em 2017. No entanto, o clube inglês desistiu da contratação após ser detectada uma arritmia cardíaca durante os exames médicos do atleta.
Essa não foi a primeira vez que Dwamena passou mal durante uma partida. Em 2021, quando ainda defendia as cores do Blau-Weiss, da Áustria, o atacante desmaiou, mas foi salvo por um desfibrilador que tinha implantado no coração. O dispositivo é o mesmo utilizado por Christien Eriksen, do Manchester United, que teve um mal súbito durante a Eurocopa 2020.