Neste domingo, Javier Milei assume a Presidência da Argentina com uma tradição que se repete há mais 150 anos: a transmissão da faixa presidencial e do bastão de comando.
O evento principal, que promete ser breve, começou com atraso no Congresso Nacional do país, às 11h15. Quem preside a posse no Parlamento e o juramento de Milei é a atual vice, Cristina Kirchner, que também é vice-presidente do Senado.
Em seguida, o presidente Alberto Fernández vai entregar a Milei as insígnias presidenciais (bastão de comando e faixa presidencial) que são colocadas sobre a mesa do chefe do Estado. Milei então fará um das escadarias do Congresso argentino para a multidão.
Acompanhado pela sua irmã Karina, o presidente eleito Javier Milei deixou o Hotel Libertador, em que estava hospedado, em direção ao Congresso, onde acontecerá a cerimônia de posse.
Ambos acenaram aos apoiadores que vieram incentivar o futuro presidente com bandeiras e camisetas e aos gritos de “libertad, libertad, libertad”
A atual vice-presidente da Argentina, Cristina Kirchner, conduziu a abertura da cerimônia de transmissão de poder para o presidente eleito, Javier Milei, e anunciou formalmente o libertário como presidente.
Muitos congressistas presentes na cerimônia comemoraram o anúncio e entoaram gritos de “Libertad, Libertad, Libertad”. O presidente eleito fará o juramento em cerimônia de posse realizada no Congresso Nacional em instantes.
A atual vice-presidente Cristina Kirchner está sentada na tribuna, ao lado do recém-eleito presidente da Câmara dos Deputados, Martín Menem. Enquanto isso, Jair Bolsonaro assiste à sessão na primeira fila, ao lado de Eduardo Duhalde e Adolfo Rodríguez Saá.