Paulo Gonet toma posse como procurador-geral da República

Publicidade

O procurador Paulo Gonet tomou posse na manhã desta segunda-feira (18) como procurador-geral da República.  Aprovado pelo Senado na última quarta (13), Gonet substitui Augusto Aras e será o 44º a assumir o cargo, que consiste, entre outras coisas, em propor investigações e denúncias contra autoridades com foro privilegiado.

Fizeram parte da mesa o presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva, e o seu vice, Geraldo Alckmin, o vice-presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Luiz Edson Fachin, o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), e a procuradora-geral interina, Elizeta Ramos. O presidente do STF, Luís Roberto Barroso, estava em uma palestra para alunos do ensino médio, no Rio de Janeiro.

Continua depois da Publicidade

Além deles, prestigiaram a cerimônia procuradores da Casa, o senador Marcos do Val, e o ministro da Fazenda, Fernando Haddad.

Na sabatina, Gonet afirmou que “toda uma vida dedicada ao direito inspirou a necessidade do olhar técnico sobre temas delicados da convivência social e política”.

Gonet atuou como vice-procurador-geral eleitoral e foi responsável por elaborar o parecer do Ministério Público para que o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) declarasse a inelegibilidade de Jair Bolsonaro pela conduta do ex-presidente em encontro com embaixadores no Palácio da Alvorada, em julho de 2022.

R7

Foto: Gabriela Coelho/R7

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui