Robinho é preso em sua residência

Publicidade

Justiça Federal de Santos expediu, na tarde desta quinta-feira (21), o mandado de prisão para o ex-jogador Robinho, condenado por estupro coletivo na Itália. O documento é assinado pelo juiz Mateus Castelo Branco Firmino da Silva.

Na véspera, o Superior Tribunal de Justiça (STJ) aprovou que a pena de 9 anos em regime fechado seja cumprida no Brasil.

Continua depois da Publicidade

Até o momento da publicação desta nota, Robinho e sua defesa ainda não tinham sido notificados sobre o mandado. Há um pedido de habeas corpus em curso, que é analisado pelo ministro Luiz Fux, do Supremo Tribunal Federal (STF).

A expectativa é que Robinho se apresente na sede da Polícia Federal em Santos e passe por uma audiência de custódia, para analisar as condições da prisão.

STJ comunicou Justiça de Santos horas antes

O Superior Tribunal de Justiça (STJ) expediu nesta quinta-feira (21) o comunicado para a Justiça Federal de Santos sobre a decisão que determinou a prisão imediata do ex-jogador de futebol Robson de Souza, o Robinho.

O documento foi assinado pela presidente da Corte, ministra Maria Thereza de Assis Moura.

A prisão de Robinho foi autorizada pelo STJ na quarta-feira (20). O tribunal validou a sentença italiana que o condenou a nove anos de prisão pelo crime de estupro coletivo.

Defesa tenta habeas corpus

O movimento de comunicar a Justiça Federal faz parte da tramitação do caso. Ao STJ só coube analisar a validade da condenação estrangeira.

A determinação sobre a prisão fica sob a responsabilidade do juiz federal.

A defesa de Robinho tenta reverter a prisão. Os advogados entraram com um habeas corpus na noite de quarta-feira (20) no Supremo Tribunal Federal (STF).

O pedido é para suspender a ordem de prisão autorizada pelo STJ até que os recursos que ainda podem ser apresentados sejam julgados. A defesa ainda vai recorrer da decisão ao próprio STJ e ao STF.

O relator do habeas corpus é o ministro Luiz Fux. Ele ainda não tomou nenhuma decisão.

O julgamento de Robinho

O ex-jogador foi condenado a nove anos de prisão por estupro contra uma mulher albanesa em uma boate de Milão, na Itália, cometido em 2013. A sentença definitiva saiu nove anos depois, em janeiro de 2022, pela mais alta instância da Justiça italiana.

O pedido de homologação da sentença italiana foi feito porque o Brasil não extradita seus cidadãos para cumprir penas no exterior.

A análise do pedido de homologação foi feita pela Corte Especial do STJ, colegiado formado pelos quinze ministros com mais tempo de atuação no tribunal. Não participaram do julgamento a presidente da Corte, Maria Thereza, e o ministro João Otávio de Noronha.

A ministra Nancy Andrighi esteve presente na sessão, mas não participou da votação porque não conseguiu acompanhar as sutentações orais das partes.

O STJ não julgou novamente Robinho pelo crime de estupro. A análise sobre a homologação da sentença avaliou se a decisão estrangeira cumpriu requisitos estabelecidos na legislação brasileira e se foram observadas as devidas regras do processo, como ter sido proferida por autoridade competente, por exemplo.

Da CNN

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui