Terremoto de magnitude 5,9 atinge centro de Japão. Alerta de tsunami na foi ativado

Publicidade

Um terremoto de magnitude 5,9 atingiu o centro de Japão, mas não foi emitido nenhum alerta de tsunami, informou a agência meteorológica do país asiático.

O tremor foi registrado às 06h31 locais (18h31 de domingo em Brasília) e teve seu epicentro na península de Noto, onde outro sismo devastador causou mais de 230 mortes em 1º de janeiro.

Continua depois da Publicidade
O tremor foi registrado às 06h31 locais (18h31 de domingo em Brasília) e teve seu epicentro na península de Noto — Foto: Reprodução

As autoridades locais indicaram que, inicialmente, não houve relatos de danos, mas continuam recolhendo informação, segundo a televisão pública NHK.

Cerca de 10 minutos depois do terremoto da manhã desta segunda ocorreu um segundo sismo de magnitude 4,8 na mesma região, indicou a agência meteorológica.

A operadora da usina nuclear Kashiwazaki-Kariwa, na região do tremor, anunciou a suspensão das operações para avaliar possíveis danos, segundo a NHK.

A emissora advertiu que muitos edifícios no litoral do Mar de Japão já haviam sido danificados no potente sismo de janeiro.

O terremoto de 1º de janeiro destruiu edifícios, causou incêndios e derrubou infraestruturas na península de Noto, quando as famílias comemoravam o Ano Novo.

Situado sobre quatro placas tectônicas a oeste do “Círculo de Fogo” do Pacífico, o Japão é um dos países de maior atividade sísmica do mundo.

O arquipélago de 125 milhões de habitantes registra aproximadamente 1.500 tremores por ano, cerca de 18% da sismicidade global, a maioria deles leves.

G1

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui