O presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), deputado Adriano Galdino (Republicanos), assumiu na noite desta quarta-feira (13) o cargo de governador da Paraíba. A solenidade aconteceu no Centro de Convenções, em João Pessoa.
Terceira pessoa na linha sucessória, Adriano chega ao posto de chefe do Executivo estadual após afastamento do gestor em exercício, Lucas Ribeiro (PP), que havia assumido a função na última quinta-feira (7). O titular do cargo, João Azevêdo, tirou licença de 10 dias, para descanso.
Agenda e futuro político
Adriano Galdino falou sobre a posse e ressaltou a importância do gesto dado pelo governador João Azevêdo.
“Respeito e consideração de João, não só a mim, mas a Lucas também. Os dois têm sido corretos com João e quem tem acompanhado os trabalhos tem visto que temos dado o melhor para garantir a governabilidade e isso tem um pouco de reconhecimento dele ao trabalho de quem está sendo correto e leal”, disse Adriano.
Sobre os cenários e composições para 2026, Adriano voltou a destacar que é candidato ao Governo do Estado. Questionado sobre a aglutinação por espaços de três partidos da base, o Republicanos, PSB e PP que, em tese, disputam a mesma vaga, ele ponderou que o candidato que conseguir unir preferência popular e articulações políticas deve levar a melhor na disputa.
“Dialogo. Todo mundo tem que sentar para conversar e encontrar um candidato que possa unir articulações e ter a preferência popular. A última eleição mandou um recado forte: não se pode mais inventar candidatura, pois todos que inventaram nessa tática, perderam. Tá na hora de ter esse dialogo e o candidato que tiver o apoio popular, aglutinar mais, os partidos vão ter que aceitar. Essa é a minha proposta e entendimento”, cravou Galdino.
Ele falou ainda sobre uma agenda intensa que deve enfrentar nos próximos dias. “É sábado, feriado. É uma coisa realmente intensa. Existe uma conversa entre o cerimonial da Assembleia Legislativa e do Governo do Estado com agendas intensas para serem cumpridas nos próximos dias e visitando obras em Teixeira, visita a uma obra em Santa Luzia, dois hospitais em João Pessoa, contratos do empreender para liberar na Paraíba”, completou.