A polêmica envolvendo a primeira-dama Janja Lula, que chegou até a imprensa, rendeu uma bronca do Presidente Lula na comitiva que está com presidente em viagem à China. Segundo fontes ouvidas pela reportagem, o presidente enquadrou a equipe e questionou inclusive alguns ministros e autoridades, como o presidente do Senado, Davi Alcolumbre, sobre o vazamento. Ninguém assumiu a autoria.
Segundo fontes, o vazamento teria partido do Deputado Federal Elmar Nascimento e chegou na mídia.
A reprimenda aconteceu antes da coletiva, onde Lula negou a polêmica de Janja com o presidente da China, Xi Jinping, por conta do Tiktok. O presidente disse que o assunto foi trazido para a reunião por ele.
“Primeira coisa que eu acho estranho é como essa pergunta chegou à imprensa, porque estavam só meus ministros lá. Então, alguém teve a pachorra de ligar para alguém e contar uma conversa que aconteceu durante o jantar — algo muito, muito confidencial e pessoal. E, depois, fui eu quem fez a pergunta, não foi a Janja”, disse Lula.
Entenda a polêmica
Na última terça-feira (13), a imprensa brasileira noticiou que a primeira-dama teria criado um “mal-estar” durante um encontro da delegação brasileira com o presidente da China Xi Jinping.
A informações afirmavam que Janja pediu a palavra para falar sobre os efeitos nocivos do TikTok, app chinês. E que a resposta de Xi teria sido que “o Brasil tem legitimidade para regular e até banir, se quiser, a plataforma”. A postura de Janja, na diplomacia foi considerada desrespeitosa.
Com Informações Band/Uol