João Pessoa está prestes a dar um grande passo rumo à sustentabilidade urbana, com a criação de três novos parques em áreas pertencentes à União. A iniciativa, liderada pela Superintendência do Patrimônio da União na Paraíba (SPU/PB), sob a gestão de Giovanni Giuseppe da Nóbrega Marinho, visa transformar a capital paraibana em uma verdadeira “cidade parque”.
Três Novos Parques em Áreas da União
Parque do Roger, localizado em uma área central e histórica da cidade, o Parque do Roger será revitalizado para se tornar um grande espaço de convivência e preservação ambiental. A proposta é transformar o local em um ponto de encontro para práticas esportivas, atividades culturais e lazer em meio à natureza.
Parque de Mangue entre Bessa e Intermares, entre os bairros do Bessa (em João Pessoa) e Intermares (em Cabedelo), será criado um parque de proteção ao manguezal, um dos ecossistemas mais importantes da região. O local garantirá a preservação da biodiversidade, com trilhas ecológicas, áreas de observação de aves e atividades de educação ambiental.
Parque de Mandacaru, no final de Cabo Branco, que fica situado no extremo sul da capital, na região de Mandacaru e no final da Penha/Cabo Branco, este parque será voltado à integração entre o meio ambiente e a população. A área contará com estrutura para caminhadas, espaços culturais e ambientais, além de ações voltadas à recuperação da vegetação nativa.
Liderança de Giovanni Giuseppe Marinho
O superintendente da SPU na Paraíba, Giovanni Giuseppe da Nóbrega Marinho, tem sido uma figura central na articulação desses projetos. Em entrevista, Marinho destacou a importância da destinação social e ambiental das áreas da União, afirmando que a criação desses parques é uma vitória ambiental significativa para a região. Ele enfatizou que a SPU está comprometida em estruturar parques ecológicos que preservem áreas de mangue, frequentemente ameaçadas pela especulação imobiliária.
Com essas ações, João Pessoa consolida seu projeto de se tornar uma cidade modelo em sustentabilidade urbana, onde o verde ocupa papel central no planejamento e na vida da cidade.