InícioPolíticaProtestos contra PEC da Blindagem gera discussões entre direita e esquerda

Protestos contra PEC da Blindagem gera discussões entre direita e esquerda

O ex-presidente do PT da Paraíba, Jackson Macêdo, reagiu ontem, domingo (21), às declarações do deputado federal Cabo Gilberto Silva (PL-PB), que usou as redes sociais para atacar artistas que participaram de manifestações contra a anistia aos envolvidos nos atos de 8 de janeiro de 2023 e contra a PEC da Blindagem. Em publicação no X (antigo Twitter), o parlamentar chamou o cantor Caetano Veloso de “mamador da Lei Rouanet”.

A crítica de Gilberto veio após o ato realizado no Rio de Janeiro, que reuniu nomes como Caetano Veloso, Gilberto Gil, Djavan, Chico Buarque e Paulinho da Viola, entre outros artistas que se posicionaram contra a PEC da Blindagem e contra qualquer tentativa de anistiar os responsáveis pelos ataques às instituições democráticas.

Em resposta, Jackson Macêdo publicou uma foto do evento com os artistas reunidos e escreveu:

“Tem quem prefira ficar do lado de Cabo Gilberto e Efraim Morais. Sangue de Cristo.”

Os posicionamentos opostos reforçam a polarização que tem sido registrada no Brasil nos últimos anos. Enquanto Cabo Gilberto ataca os artistas por meio da Lei Rouanet, que é instrumento de incentivo à cultura, Jackson Macêdo aponta o papel dos artistas como defensores da democracia e da liberdade de expressão.

As manifestações deste domingo ocorreram em diversas cidades do país e foram organizadas por movimentos sociais, juristas, artistas e parlamentares contrários à proposta de anistia aos envolvidos nos atos de janeiro de 2023 e à PEC da Blindagem.

 

Relacionadas
- Advertisment -

Mais Lidas