O Governo da Paraíba informou, nesta segunda-feira (22), que os repasses à Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) em 2025 ultrapassam o valor previsto na Lei Orçamentária Anual (LOA). Segundo nota oficial, a previsão era de R$ 411,6 milhões, mas os recursos totalizarão R$ 442,6 milhões até o fim do ano.
A declaração ocorre no mesmo dia em que professores da UEPB iniciaram a greve por tempo indeterminado, alegando crise orçamentária. Em resposta, o Governo estadual afirmou que a gestão do orçamento é de responsabilidade da universidade e que “eventuais esclarecimentos” devem ser prestados pela própria administração da UEPB.
“O Governo da Paraíba informa que a UEPB, instituição dotada de autonomia administrativa e financeira, vem recebendo mensalmente recursos acima dos valores estabelecidos na LOA e na Lei de Autonomia Universitária”, diz a nota.
Ainda segundo o Executivo, os professores judicializaram questões relacionadas a salários e progressões funcionais, cabendo ao Governo aguardar a decisão judicial.