Saiu na imprensa nacional neste final de semana, que mesmo após o desgaste causado pela tentativa frustrada de aprovar a PEC da Blindagem, lideranças do Congresso articulam um aumento no valor do chamado “fundão” eleitoral para as eleições de 2026. A proposta está sendo debatida no âmbito da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), sob relatoria do deputado paraibano Gervásio Maia (PSB), e tramita na Comissão Mista de Orçamento (CMO), com possibilidade de ser votada nos próximos dias.
Segundo a reportagem do jornal Estadão nas eleições municipais de 2024, o fundo eleitoral teve valor fixado em R$ 4,9 bilhões, o mesmo de 2022. Na ocasião, havia intenção do Legislativo de corrigir o montante pela inflação, mas a pressão popular levou ao recuo. Agora, mesmo diante do cenário de insatisfação, o Centrão prepara uma nova tentativa para ampliar os recursos.
A articulação tem causado forte irritação entre deputados do chamado baixo clero, que não querem se expor em outro tema impopular. Muitos alegam terem sido enganados pelas cúpulas partidárias ao votarem a favor da PEC da Blindagem, que acabou sendo arquivada no Senado. “Estamos sendo usados de novo para aprovar algo que só desgasta nossa imagem”, reclamou um parlamentar sob condição de anonimato.
Parlamentares preveem novas manifestações populares, semelhantes às que ocorreram no último fim de semana contra a PEC, e temem que a mobilização nas ruas influencie diretamente o resultado das eleições de 2026.