O primeiro curso de graduação em Medicina no Brasil por meio do Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (Pronera), em parceria do Incra e a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) deve ter as aulas iniciadas próximo dia 20 de outubro, no Centro Acadêmico do Agreste da UFPE – Campus Caruaru.
Conforme veiculado pelo jornalista Clilson Júnior, durante o programa Arapuan Verdade, nesta terça-feira (7), a primeira turma terá 80 alunos. Entre as vagas ofertadas 40 foram de ampla concorrência e outras 40 para ações afirmativas (cotas).
O resultado da seleção feita por meio de prova presencial e análise do histórico escolar do ensino médio será publicado próximo dia 16 de outubro, conforme prevê o edital, no site da universidade.
SUS
Para a coordenadora-geral de Educação, Arte e Cultura do Campo do Incra, Clarice dos Santos, o curso inédito é resultado da parceria articulada pelo Pronera, envolvendo o Incra, movimentos e organizações populares do campo e a UFPE, assim como ministérios, especialmente o da Saúde como forma de fortalecer o compromisso na formação de médicos e médicas camponeses para fortalecer o SUS no atendimento à saúde nas áreas rurais.