O vereador de João Pessoa, Tarcísio Jardim (PP), disse, nesta quinta-feira (9), que há indícios de cartelização nos preços praticados por postos de combustíveis na cidade e que os órgãos de defesa do consumidor já estão a par do assunto, que vem sendo apurado pela Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) na Câmara Municipal.
Durante a entrevista, o vereador explicou que se o cartel for comprovado, a Câmara Municipal irá produzir um relatório mostrando a materialidade e remeter o relatório para a Polícia Civil e o Ministério Público. “É importante deixar claro à sociedade que a CPI não tem caráter julgador. Quem vai fazer isso são as instituições que foram constituídas para isso”, disse.
Questionado sobre a suposta adulteração de combustíveis, Tarcísio Jardim disse que o objetivo principal da CPI não é esse, mas há informações de que a prática vem sendo alvo de investigação também.
O parlamentar afirmou que algumas vezes a adulteração ocorre antes de chegar ao posto, sem o conhecimento do empresário, mas em outros casos não. “Apesar de não ser o objetivo principal da CPI, em havendo a adulteração, e como isso também afeta os consumidores, vamos tomar as devidas providências”, disse.