InícioMundoEncontro de potências: Trump e Xi Jinping debatem agenda bilateral

Encontro de potências: Trump e Xi Jinping debatem agenda bilateral

O presidente Donald Trump afirmou nesta quinta-feira (14) que o líder chinês Xi Jinping chamou os Estados Unidos de país em declínio “de forma muito elegante”. Segundo o republicano, porém, o comentário se referia ao período do governo Joe Biden, e não ao atual momento do país.

A declaração foi publicada por Trump na rede social Truth Social. O presidente norte-americano está na China, onde se reuniu com Xi em uma agenda bilateral. A viagem termina na sexta-feira (15).

No post, Trump afirmou concordar que os EUA estavam em decadência há dois anos, mas disse que o país voltou a crescer desde o retorno dele à Casa Branca.

“O presidente Xi, de forma muito elegante, se referiu aos Estados Unidos como talvez sendo uma nação em declínio. Ele estava falando dos danos tremendos que sofremos durante os quatro anos de Sleepy Joe Biden e do governo Biden, e, nesse ponto, ele estava 100% correto”, escreveu.

 

Na sequência, Trump listou uma série de medidas adotadas desde janeiro de 2025. Segundo ele, Xi também o parabenizou por “tantos sucessos tremendos em tão pouco tempo”.

Essa foi a primeira declaração pública mais detalhada de Trump sobre o encontro com Xi. Antes, o presidente havia apenas afirmado que a reunião tinha sido “ótima”, sem dar detalhes.

Mais tarde, em entrevista à Fox News, Trump disse que a China garantiu que não fornecerá “equipamentos militares” ao Irã. O republicano também afirmou que Xi defendeu a reabertura do Estreito de Ormuz e “brincou” sobre o vai e vem de bloqueios da rota marítima pelos EUA e pelo Irã.

Foto: Alex Wong/Getty Images
Relacionadas
- Advertisment -

Mais Lidas