A pesquisa divulgada neste domingo pelo Jornal da Paraíba mostrou uma realidade já exibida na semana passada, quando o instituto Data Vox trouxe Agra com o dobro de votos de Estela e a rejeição duas vezes menor que a da socialista. Pelos números de hoje, Agra também tem o dobro de intenção de votos da pré-candidata do PSB (10% a 5%). Outro ponto positivo para o atual prefeito é que ele só perde, segundo pesquisa do instituto Ipespe, para Zé Maranhão e Cícero Lucena. Estela fica em quarto lugar, perdendo inclusive para Luciano Cartaxo. Quando o quesito é rejeição, aquele índice que puxa o candidato pra baixo, como dizem os especialistas, Estela tem 21% de rejeição contra 14% de Agra, os mesmos índices de Cartaxo e Major Fábio.
Mas o grande dado desta pesquisa é que a oposição está bem pontuada com Maranhão em primeiro (22% e 21% nos dois quadros apresentados) e Cícero em segundo (19% e 18% nos dois quadros apresentados). Uma coisa é certa, se a situação quer continuar no poder em João Pessoa terá que se unir e juntar os grupos (estelistas e agristas), ao invés de briga e divisão.
Rejeição
Se por um lado Maranhão e Cícero continuam liderando a corrida eleitoral à Prefeitura de João Pessoa, o alto grau de rejeição dos dois é algo preocupante. Zé, no auge dos seus três governos estaduais, uma senatoria e outros cargos com quase 50 anos de vida pública chega aos 30 pontos de rejeição. Um número muito alto. Já Cícero, prefeito por duas vezes, governador e hoje senador, também tem um índice de rejeição na estratosfera: 29 pontos. Se este item tem o dom de puxar o candidato pra baixo num processo eleitoral, os dois tem que se preocupar. Pelo outro lado este é o único alento da situação. Que para muitos quem larga na frente chega atrás.
Pettronio Torres