Ruy Carneiro manifesta preocupação com a contratação de médicos cubanos

Publicidade

 

"" 
 
O deputado federal Ruy Carneiro (PSDB) manifestou preocupação com o anúncio do Ministério da Saúde sobre a contratação de médicos estrangeiros para prestar atendimento à saúde primária no Brasil. Ruy Carneiro chamou atenção para a necessidade de avaliação da qualificação técnica desses profissionais. Nos dois primeiros anos do Revalida (exame nacional de revalidação de diplomas estrangeiros), de 1.184 inscritos, apenas 67 foram aprovados.
 
Na manhã desta terça-feira, em João Pessoa, médicos, professores e estudantes dos cursos de Medicina da Paraíba realizaram uma manifestação contra a contratação de médicos estrangeiros. O ato público começou na Avenida Dom Pedro II e seguiu até a Praça dos Três Poderes. Cerca de 500 profissionais e estudantes participaram da manifestação.
 
Para Ruy os critérios para revalidação dos diplomas não cumprem as regras exigidas. "O que não podemos é ignorar esses critérios. Não podemos colocar em risco a população que precisa de atendimento médico", defendeu Ruy.
 
O parlamentar também observou o nível de qualidade e concorrência dos cursos de Medicina do Brasil. 
 
A contratação de médicos estrangeiros será tema de debate a ser realizado nesta próxima quarta-feira (15), às 14h30, pelas Comissões de Relações Exteriores e de Defesa Nacional e de Seguridade Social e Família, da Câmara dos Deputados.
 
A preocupação do deputado é pertinente, mas ficam algumas perguntas a seguiir:
 
Será que  estes médicos cubanos estão sendo avaliados sem nenhum tipo de boicote por parte do devido órgão competente?
 
Por que questionam uma médicina que é referência na atenção básica no mundo e também em alta complexidade, lembrem que Hugo Chavéz e Lula, trocaram o Sírio Libanês, em São Paulo, por Cuba. Por que tanto medo?


Pettronio Torres com Assessoria
 
 
 
 
 
Continua depois da Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui