Em pronunciamento na tribuna do Senado Federal, o Senador Vital do Rêgo (PMDB) apresentou alternativas para ampliar a assistência médica no País e evitar a contratação de 6 mil médicos cubanos para trabalhar no Brasil. Segundo ele, não existem “razões plausíveis” para o Brasil importar esses profissionais.
O senador lembrou que a iniciativa tem recebido “veementes protestos” do Conselho Federal de Medicina (CFM), de sindicatos, associações e órgãos de classe e de médicos brasileiros.
Segundo afirmou o senador, dados do próprio governo federal mostram que os médicos formados em Cuba “não alcançam excelência” no teste brasileiro de revalidação de diplomas estrangeiros.
Apenas 9% dos médicos graduados em Cuba inscritos conseguiram aprovação no exame realizado pelo Brasil para revalidar seus títulos, segundo dados do governo brasileiro.
Alternativas – Além disso, o senador acredita que medidas como a contratação de médicos de outras nacionalidades “postergam a necessária valorização” dos profissionais de saúde no Brasil. Vital do Rêgo defendeu como uma das alternativas a aprovação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 34/2011, de sua autoria, que cria a carreira de médico de Estado.
Vai explicar isso para quem precisa de médico nas cidades do interior dos estados neste imenso Brasil.
Blog com Assessoria