InícioBlogRuy Carneiro parabeniza Assembleia Legislativa pela Semana de Prevenção ao Câncer, com...

Ruy Carneiro parabeniza Assembleia Legislativa pela Semana de Prevenção ao Câncer, com destaque pela realização de audiências pública

""
 
Ruy Carneiro é presidente da Frente Parlamentar de Combate ao Câncer na Câmara Federal. Segundo o deputado, é importante fazer a discussão sobre a doença e levar o debate ao Congresso Nacional.
 
"A data serve de incentivo para fomentar o debate e conscientizar o público masculino de que é preciso se prevenir. Muitas doenças podem ser evitadas se os homens procurarem os serviços de saúde com mais regularidade", afirmou Ruy Carneiro.
 
De acordo com o deputado, é necessário acabar com o preconceito ainda existente. "A saúde deve ser prioridade. Homens com mais de 45 anos, principalmente, devem realizar os exames de forma periódica", disse o parlamentar. A Semana de Prevenção ao Câncer de Próstata vai até o próximo sábado (26), na Paraíba.
 
O deputado destacou a realização de audiências públicas pela Frente Parlamentar nas Comissões de Ciência e Tecnologia, e de Seguridade Social e Família para debater prioridades da pesquisa clínica, e a regulação do acesso à assistência à saúde, com foco na detecção precoce do câncer. As audiências estão previstas para maio, na Câmara dos Deputados.
 
Ele comentou sobre a disponibilização do arquivo do Manual dos Direitos do Paciente com Câncer e o incentivo para a criação de frentes parlamentares de combate à doença nos estados e municípios, por meio ofícios encaminhados para as Casas Legislativas.O objetivo do Manual é trazer mais qualidade de vida aos pacientes durante o tratamento e pós-tratamento. "Já a criação das frentes parlamentares reforçará o debate nos estados e municípios", explicou.
 
Dados – O câncer de próstata é o segundo tipo de câncer que mais mata homens no Brasil, atrás apenas do câncer de pele não melanoma. A cada seis homens, um tem a doença. Quase 50% dos homens nunca foram ao urologista. Se detectado precocemente, tem de 80% a 95% de chances de cura.A cada 10 pacientes em países subdesenvolvidos, de 3 a 4 morrem da doença. Nos desenvolvidos, a estatística é de 1 para 10. Em 2013, o Novembro Azul superou todas as expectativas. Foram mais de 260 ações realizadas em 23 estados, como a distribuição de folders e o impacto de mais de 30 milhões de pessoas. Houve a adesão dos governos federal, estaduais e municipais, além da cobertura dos principais veículos de comunicação do país. A campanha é realizada nacionalmente pelo Instituto Lado a Lado pela Vida.
 

Blog com Assessoria
 

 

Relacionadas
- Advertisment -

Mais Lidas