InícioMundoAráoz renuncia Presidência do Peru, após nomeação pelo Congresso

Aráoz renuncia Presidência do Peru, após nomeação pelo Congresso

Um dia após ser nomeada pelo Congresso para substituir Martín Vizcarra na Presidência dPeru, Mercedes Aráoz renunciou na noite desta terça-feira (1º). A decisão favorece o presidente Vizcarra e abala a sua oposição.

“Decidi renunciar irrevogavelmente ao cargo de Vice-Presidente Constitucional da República. Espero que minha demissão leve à convocação de eleições gerais no menor prazo para o bem do país”, escreveu ela no Twitter.

Vice-presidente do Peru renuncia ao cargo

Mercedes Aráoz, que tomou posse logo depois de o Parlamento suspender Vizcarra temporariamente por “incapacidade moral”, não recebeu reconhecimento como presidente interina de nenhuma instituição ou potência estrangeira.

A renúncia de Mercedes pegou pelo menos parte da oposição de surpresa. Pedro Olaeachea, presidente do Congresso recém-afastado, dava uma entrevista à CNN quando um repórter do canal leu a carta de renúncia, o que pareceu deixá-lo sem palavras durante um momento.

Na avaliação da influente ex-parlamentar Rosa Maria Bartra, Olaeachea deveria assumir a Presidência interina e supervisionar uma transição que leve a novas eleições gerais.

Impasse institucional

A disputa entre Martín Vizcarra e o Congresso levou o país a um grave impasse institucional na segunda-feira (30). Após o líder dissolver o parlamento e convocar novas eleições para 2020, o Congresso respondeu suspendendo-o temporariamente e nomeou sua vice, Mercedes Aráoz, para ocupar o cargo.

A crise política peruana se agravou quando Martín Vizcarra tentou alterar o modelo de escolha dos membros do Tribunal Constitucional em uma manobra para evitar que a corte fosse controlada pela oposição.

O Congresso, que é controlado pela oposição fujimorista e que indica os novos nomes para o Tribunal Constitucional, ignorou o projeto presidencial. Face à resistência dos parlamentares, Vizcarra dissolveu o parlamento e convocou eleições parlamentares.

G1

Foto: Martin Mejia/AP

Relacionadas
- Advertisment -

Mais Lidas