O plenário da Assembleia Legislativa lotou para a emocionante sessão especial em que o presidente da Casa, deputado Adriano Galdino (PSB), recebeu a Medalha Epitácio Pessoa, a maior honraria conferida pela Casa, na tarde desta segunda-feira, 21, dia de seu aniversário. “É o presente de aniversário que divido com a Casa”, comentou o deputado Ricardo Barbosa (PSB), líder do governo estadual na ALPB, autor da propositura. Na mesma oportunidade, a Câmara Municipal de João Pessoa, através do vereador Dinho, entregou a Galdino o título de Cidadão Pessoense.
A sessão foi altamente prestigiada por amigos, familiares, deputados, prefeitos, vereadores e diversas autoridades presentes. Até as galerias tiveram que ser ocupadas pelos convidados, além de serem colocadas cadeiras extras no plenário José Mariz.
Em seu pronunciamento, Barbosa fez um longo relato da vida do homenageado desde quando criança em Pocinhos, sua história de superação, passando pela sua trajetória universitária, seu trabalho no Banco do Brasil, sua iniciação na política, sua atuação como presidente da Assembleia e sua recente condição de avô de Adriano Neto. Por diversos momentos, emocionou o homenageado, especialmente nas passagens referentes aos esforços de seus pais na criação e educação dos filhos.
“Creio que ninguém, em nenhum tempo, conseguiu ser três vezes presidente deste Poder. Isso, claro, lhe distingue. Mas o que lhe diferencia, mesmo, é o seu valor pessoal, sua honradez, sua capacidade de transpor obstáculos e superar adversidades”, destacou, lembrando, ainda, que o homenageado também foi, por três vezes, prefeito de Pocinhos. “Convenhamos, ninguém se elege três vezes prefeito de uma cidade se não for pela dimensão de sua ação administrativa, pela grandiosidade do seu trabalho e, naturalmente, pelo reconhecimento do seu povo”.
Em seguida falou o vereador Dinho, que lembrou a passagem de Adriano como secretário de Estado e de ter assumido interinamente o Governo do Estado por um breve momento. O deputado João Bosco Carneiro falou em nome dos parlamentares da ALPB, considerando “muito justa” a homenagem realizada. “Vossa Excelência dá demonstração de sensatez e equilíbrio, como presidente desta Casa, sendo instrumento de harmonia e pacificação até mesmo entre os Poderes”, assinalou.
Também foi divulgado um vídeo com mensagens do governador João Azevedo, do senador Veneziano Vital, e da creche da Assembleia. Outro vídeo, que também emocionou bastante o presidente, mostrou depoimentos de professoras de uma escola onde Galdino estudou, exaltando a inteligência e a inclinação da liderança do ex-aluno; comentários de amigos de infância e adolescência, ex-patrão, funcionário da AL, políticos e moradores de Pocinhos, além de sua mãe e também sua esposa, Eliane Galdino, que exaltou sua generosidade e solidariedade.
Adriana Galdino, filha caçula do homenageado, fez pronunciamento em nome da família. Ela destacou “o tocante discurso” do deputado Ricardo Barbosa e lembrou parte de sua trajetória de vida, agradecendo seus ensinamentos como pai. “Obrigado por ser esse transformador de vidas e realidades”, sublinhou.
Eliane Galdino agradeceu a homenagem ao marido, fez uma declaração de amor e exaltou a fé do deputado. “Você fez por merecer. Além disso, você é realmente um homem de fé que conseguiu grandes graças em sua vida”.
Por fim, o homenageado ocupou a tribuna para seus agradecimentos. Agradeceu ao discurso do deputado Ricardo Barbosa – “várias vezes fui às lágrimas” e à família – “minha base, força e inspiração”. Em seguida, lembrou de suas dificuldades em Pocinhos e fez um agradecimento especial à sua mãe, Elizabeth, “que ensinou a sonhar e a chegar aonde se quer, com fé em Deus”.
“Nada, para mim, foi fácil. Sempre foi difícil, mas consegui superar as dificuldades e conquistar meus espaços e tornar os meus sonhos realidade. Foi com os ensinamentos de minha mãe que cheguei onde estou. Fui o primeiro prefeito de Pocinhos que não pertencia aos grupos políticos tradicionais. E fui conhecido como o prefeito além das obras de pedra e cal, da mão estendida, que sentia a dor alheia. Nunca neguei nada para a Educação na minha cidade. Até porque sou fruto da Educação. E não nego aos meus munícipes a oportunidade de chegarem à universidade”, lembrou.
“Depois quis ser deputado estadual, contra toda a lógica e expectativas. E fui eleito sem gastar”, disse, contando as dificuldades de sua primeira campanha para a Casa de Epitácio Pessoa.
Também contou sua primeira luta para ser presidente da Assembleia Legislativa, também contra a lógica política de então. “Como presidente da Assembleia Legislativa, tenho procurado ser justo e correto, e procuro unir a Casa em defesa da Paraíba e dos paraibanos”.
Presenças
Compuseram a Mesa, além de Galdino e Barbosa, o presidente do Tribunal de Justiça do Estado, desembargador Márcio Murilo; o deputado Nabor Wanderley, primeiro-secretário da Casa; vereador Dinho, representando a Câmara Municipal de João Pessoa; vereador Léo Bezerra; desembargador Joás de Brito; Seráphico da Nóbrega, procurador-geral de Justiça do Estado; deputado e secretário de Estado João Gonçalves, representando o governador João Azevedo; ex-deputado Nominando Diniz, presidente em exercício do Tribunal de Contas do Estado; Madalena Abrantes, representando a Defensoria Pública do Estado; e o prefeito de Sobrado e presidente da Famup, George Coelho.