Autoridades de saúde da Alemanha informaram nesta terça-feira (28) que o paciente diagnosticado com coronavírus no país foi infectado em solo alemão. É o primeiro caso de transmissão autóctone da Europa. Na segunda-feira (27), o estado da Baviera havia confirmado a hospitalização de um homem de 33 anos com a doença respiratória.
Segundo a agência France Presse, o paciente infectado teve contato com uma colega chinesa que visitava o país. Ela já retornou à China, e “começou a passar mal no voo de volta para casa, em 23 de janeiro”, disse Andreas Zapf, do Departamento de Saúde da Baviera.
A Secretaria Estadual de Saúde e Segurança Alimentar da Alemanha e o Instituto Robert Koch – instituto de pesquisa responsável pelo controle e prevenção de doenças – informaram que o risco à população da Baviera é baixo. O paciente infectado está em boas condições e isolado, com monitoramento constante.
Em um comunicado, a secretaria disse que as pessoas que estiveram em contato com o paciente foram informadas sobre possíveis sintomas, medidas de higiene e canais de transmissão.
Casos de coronavírus pelo mundo – 28/01 às 10h30 — Foto: Arte G1
G1
Foto: Matthias Schrader/AP