Prestígio, valorização da marca e respeito. Um título internacional agrega tudo isso. E o Flamengo começa no Equador a busca pelo sexto em sua história. Para um clube que vive “outro patamar”, a Recopa tem peso ainda maior para estabelecer novos parâmetros além das fronteiras nacionais.
Foto: Getty Images
O duelo com lndependiente Del Valle, quarta-feira, às 22h30 (de Brasília), no estádio Atahualpa, em Quito, dará início a 11ª decisão internacional do Rubro-Negro. Até aqui, foram cinco vices e cinco títulos, que o colocam na modesta sétima colocação no ranking de brasileiros que foram campeões em competições continentais ou mundiais.
Brasileiros com mais títulos internacionais
- São Paulo – 12
- Santos – 8
- Inter – 7
- Cruzeiro – 7
- Grêmio – 6
- Flamengo – 5
O São Paulo, com 12, lidera com folga a lista país. No cenário mundial, o papa-títulos disparado é o Real Madrid, que chegou aos 26 nos últimos anos e abriu vantagem em uma disputa que já foi pau a pau entre Boca e Milan.
Foto: Reprodução
Maiores campeões internacionais no mundo
- Real Madrid (Espanha) – 26
- Al-Ahly (Egito) – 20
- Boca Juniors (Argentina) – 18
Independiente (Argentina) – 18
Milan (Itália) – 18
* O Flamengo está em 40º, empatado em cinco com Anderlecht (Bélgica), Monterrey (México), Valencia (Espanha), Vélez (Argentina) e Wyad Casablanca (Marrocos)
Há ainda curiosidades que ligam alertas importantes para o confronto com o Del Valle, atual campeão da Sul-Americana. Dos cinco vices, o 1 a 0 para o Liverpool foi o único com derrota – o que ressalta a importância de um bom resultado no jogo de ida.
Além disso, o Flamengo nunca levantou um troféu internacional no Maracanã. Foram duas oportunidades, ambas com festa dos argentinos xarás dos equatorianos: o Independiente.
Com Zico, Nunes, Sávio, Lê e Gabigol no hall de heróis de conquistas internacionais, o Flamengo encara o Del Valle para tornar mais comum que o grito de campeão ganhe so