O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, e o deputado federal Pedro Paulo (DEM-RJ) se encontraram com o presidente da La Liga, Javier Tebas, na manhã desta sexta-feira, em Madri, para debater o projeto de clube-empresa. O encontro ocorreu na sede da entidade, na Espanha, onde Rodrigo Maia cumpre agendas oficiais do Governo até a próxima segunda-feira.
A reunião teve duas etapas. Na primeira, mais simbólica, foram trocadas experiências e visões a respeito da ideia de clube-empresa. Já na segunda, mais técnica (já sem Rodrigo Maia), discutiu-se pontos específicos do projeto brasileiro com base na experiência da atual lei espanhola.
– Compartilhamos e explicamos a importância de uma estrutura legal apropriada para o crescimento da indústria do futebol. O Brasil deve e pode transformar seu futebol em uma grande indústria, tem tudo – escreveu o presidente da La Liga, Javier Tebas, em uma rede social.
Javier Tebas, presidente da La Liga — Foto: Getty Images
A ideia brasileira é aproveitar os acertos e evitar os erros da experiência espanhola com o clube-empresa. Em 1990, uma lei obrigou quase todos os clubes da 1ª e 2ª divisões da Espanha a se tornarem Sociedades Anônimas Desportivas, ou seja, empresas (veja abaixo mais informações). Hoje, o parlamento espanhol já estuda formas de flexibilizar a legislação.
Globoesporte.com