InícioMundoTestes da CoronaVac na Indonésia estão ‘indo bem’, diz farmacêutica

Testes da CoronaVac na Indonésia estão ‘indo bem’, diz farmacêutica

A farmacêutica estatal Bio Farma, responsável pelos testes da CoronaVac na Indonésia, anunciou nesta terça-feira (10) que os ensaios com a vacina, fabricada pelo laboratório chinês Sinovac, estão “indo bem” no país. O anúncio foi feito horas depois de a Anvisa comunicar a suspensão dos testes no Brasil.

O porta-voz da Bio Farma, Edwin G. Pringadi, disse que não há planos de cancelar os testes clínicos, que envolvem cerca de 1,6 mil pessoas na província indonésia de Java Ocidental, segundo a agência de notícias Reuters.

Na semana passada, a Indonésia disse que planejava vacinar 9 milhões de pessoas com a CoronaVac na terceira semana de dezembro, sob Autorização de Uso de Emergência da agência reguladora do país.

A Indonésia tem 440.569 casos de Covid-19 e 14.614 mortes, os maiores números no sudeste da Ásia.

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) suspendeu, na segunda-feira (9), os testes da CoronaVac no Brasil por causa de um “evento adverso grave”, sem dar detalhes sobre a causa específica da suspensão.

A agência informou que foi notificada do “evento” em 29 de outubro. Com a suspensão, nenhum novo voluntário poderá ser vacinado até que a agência possa avaliar os dados e “julgar o risco/benefício da continuidade do estudo”.

A CoronaVac é uma das quatro candidatas a vacina contra o novo coronavírus (Sars-CoV-2) que estão sendo testadas no Brasil. O governo de São Paulo firmou um acordo de compra de 46 milhões de doses e de transferência de tecnologia de fabricação para o Instituto Butantan.

Em entrevista à TV Cultura, o diretor do Butantan, Dimas Covas, disse estranhar a decisão da Anvisa e afirmou que o evento adverso, uma morte, não está relacionado à vacina.

“Ocorreu um óbito que não tem relação com a vacina. Portanto, não existe nenhum motivo para interrupção do estudo clínico” , disse Covas.
Relacionadas
- Advertisment -

Mais Lidas